Ministério do Trabalho disponibiliza Manual de Aplicação da NR-12 - Manual da Segurança
O Ministério do Trabalho e Previdência Social lançou o Manual de Aplicação da Norma Regulamentadora nº 12 (NR-12) – Segurança em Máquinas e Equipamentos.
Este manual planeja ser útil na formação e atuação profissional dos diversos atores sociais envolvidos em ações de segurança e saúde no uso de máquinas e equipamentos, bem como atingir o objetivo de aprimorar a aplicação da NR-12 e das normas técnicas a ela associadas.
A NR-12 e atualizações posteriores buscam garantir os direitos constitucionais dos empregados de mitigar os perigos associados ao uso de máquinas e equipamentos, preservando sua saúde e integridade física.
Esses objetivos estão em harmonia com os avanços tecnológicos e métodos de produção, mas também visam preservar a saúde dos trabalhadores.
O manual visa garantir esses direitos, por meio da produção e disseminação de conhecimento sobre trabalho seguro com máquinas e equipamentos, não introduz nenhum conteúdo novo que seja obrigatório, não tem força normativa.
Em vez disso, as obrigações que os empregadores devem seguir estão contidas no texto da Norma Regulamentadora.
Sobre o Manual de Aplicação da Norma Regulamentadora Nº 12
Este guia é escrito de forma simples e compreensível, explicando os requisitos técnicos associados ao projeto e instalação de partes de sistemas de segurança em máquinas e equipamentos.
Especificamente a estrutura desses sistemas, sejam eles simples (um canal) ou redundantes (dois canais), conforme a norma NR-12.
Para atingir este objetivo, discutindo conceitos fundamentais sobre avaliação de riscos, sistemas e funções de segurança em máquinas e equipamentos.
Portanto, após essas conceituações, diversas dúvidas frequentes sobre o assunto abordadas e explicadas.
Por fim, são discutidos exemplos de diagramas relacionados a sistemas de comando relacionados à segurança.
O post Ministério do Trabalho disponibiliza Manual de Aplicação da NR-12 apareceu primeiro em MANUAL DA SEGURANÇA DO TRABALHO.
Comentários
Postar um comentário