Trabalhar no Frio – 7 dicas profissionais de Segurança - Manual da Segurança
Trabalhar no frio ao ar livre já envolve muitos perigos.
Agora adicione temperaturas em queda durante os meses de inverno e o número de riscos aumenta.
Lesões e doenças causadas pelo frio podem ocorrer quando a temperatura da pele de uma pessoa (e, eventualmente, a temperatura interna do corpo) cai e seu corpo não consegue mais manter uma temperatura normal.
Isso pode levar à hipotermia, congelamento, desorientação, falta de consciência – e até mesmo coma ou morte – para os trabalhadores que passam o tempo ao ar livre.
“O pessoal da construção, as pessoas que trabalham nas estradas, os trabalhadores municipais, as empresas privadas de construção, estão apenas tentando realizar um trabalho”, disse James Mulligan, diretor de área do escritório da OSHA em Boston South. Mulligan começou sua carreira como encanador e trabalhou em vários canteiros de obras. “Você pode perder alguém no frio extremo.”
Tomar medidas para manter os trabalhadores externos aquecidos também pode ajudar a prevenir outros tipos de lesões.
“As pessoas perdem o foco” durante o inverno rigoroso, disse Mulligan. “Agora eles começam a pensar em como suas mãos estão frias, como seus pés estão frios – é uma distração.
É muito difícil se concentrar não apenas no trabalho que está sendo efetuado, mas também em sua própria segurança pessoal quando está tão frio que eles estão tremendo.”
Proteger os trabalhadores das condições frias ao ar livre requer conscientização, planejamento e treinamento.
Aqui estão sete dicas para trabalhadores e profissionais de segurança.
1. Mantenha-se solte e seco
Roupas apertadas podem reduzir a circulação sanguínea.
Em vez disso, diz o NIOSH, escolha roupas largas em várias camadas, que também fornecem melhor isolamento. Procure roupas que absorvam a umidade, o que pode ajudar a manter o corpo seco, afastando a água e a transpiração.
É uma boa ideia ter à mão um cobertor e roupas extras para o frio – incluindo meias e luvas – porque se a roupa molhar, é importante secar e trocar o mais rápido possível
2. Proteger a cabeça para Trabalhar no Frio
Quando a temperatura esfria em Boston, Mulligan relembra o conselho de seu falecido pai, que o aprendeu enquanto estava no exército na década de 1950: coloque um chapéu na cabeça e mantenha os pés secos. “Eu posso ouvi-lo na minha cabeça”, disse Mulligan.
A pesquisa mostrou que 10% da perda de calor do corpo ocorre na cabeça. Vestindo um chapéu de inverno, capuz, balaclava, forro de capacete de inverno ou outra camada protetora podem ajudar a reter o calor – e proteger as orelhas.
3. Não esqueça seus pés
Além dos perigos do congelamento, a exposição prolongada a condições úmidas e frias pode levar ao pé de trincheira (também conhecido como síndrome do pé de imersão).
A condição resulta na morte do tecido da pele devido à falta de oxigênio e nutrientes e ao acúmulo de produtos tóxicos.
As botas de trabalho devem ser impermeável e isoladas, observa o NIOSH. Mulligan disse preferir galochas pesadas de borracha em trabalhos de construção “porque sempre me preocupei com meus pés molhados”.
4. Está hidratado Trabalhando no Frio
O corpo ainda pode perder umidade no tempo frio, mesmo sem suar. Então, é importante se manter hidratado. Com muita água, a OSHA recomenda beber bebidas quentes ou doces (como bebidas esportivas) no inverno.
E lembre-se – é um mito que beber álcool irá aquecê-lo. A Cleveland Clinic adverte que o álcool não apenas faz com que o corpo perca calor mais rapidamente, mas também é um diurético, contribuindo para a desidratação.
5. Monitorar o clima
Mulligan disse que foren nos locais de trabalho pode preparar os trabalhadores para o sucesso ao entender se e quando o clima de inverno rigoroso é esperado, e é muito difícil Trabalhar no Frio.
“Penso no trabalho como se fôssemos um time de futebol ou um time de futebol americano, ou um time de hóquei”, disse Mulligan. “A equipe pode ter sucesso” em condições de frio?
Comece o dia verificando um aplicativo meteorológico móvel e continue monitorando-o. Muitos aplicativos meteorológicos estão disponíveis gratuitamente.
6. Conheça os sinais de estresse pelo frio
O estresse pelo frio Além da prevenção, os trabalhadores precisam ser treinados para reconhecer os sintomas do estresse pelo frio – em si mesmos ou em colegas de trabalho.
Os sintomas do estágio inicial incluem tremores, fala lenta ou arrastada, perda de coordenação e confusão ou desorientação. Os primeiros socorros começam com a tomada de medidas para aquecer a pessoa.
Conheça nosso artigo sobre ruído Controle de Ruído – Risco Físico – Higiene Ocupacional
7. Faça um plano de Trabalho
Embora a OSHA não tenha um padrão específico que cubra o trabalho em ambientes frios, os empregadores a responsabilidade de fornecer um local de trabalho livre de perigos reconhecidos.
“Se você falasse com empregadores responsáveis, eles diriam: ‘Não devemos trabalhar a zero graus’”, Mulligan disse.
Os controles de engenharia incluem o fornecimento de aquecedores radiantes para aquecer os locais de trabalho ao ar livre, protegendo as áreas de trabalho de correntes de ar ou vento e designando locais quentes onde os trabalhadores podem pausar.
Além disso: o trabalho pode ser movido para onde possa ser feito fora dos elementos ou mudado para um dia diferente?
“É uma questão de planejamento”, disse Mulligan. “Preciso fazer isso hoje quando há ventos de 40 mph (64,37 km/h)? Ou posso adiar alguns dias?
Portanto, os empregadores responsáveis vão olhar para os perigos e dizer: ‘Eu gostaria de ter trabalhadores pelos quais sou responsável quando é tão perigoso que alguns podem sofrer queimaduras?’”
Fonte: https://www.safetyandhealthmagazine.com/
O post Trabalhar no Frio – 7 dicas profissionais de Segurança apareceu primeiro em MANUAL DA SEGURANÇA DO TRABALHO.
Comentários
Postar um comentário